terça-feira, 31 de março de 2009

O último dia de aulas do 2º Período

Para assinalar o facto de que o dia 27 de Março foi o último dia de aulas do 2º período, a turma do 1º e do 2º ano e a turma do 4º ano B juntaram-se para realizar duas actividades.
A primeira actividade consistiu em colocar os alunos do 4º ano a ensinar aos colegas do 1º e do 2º ano a música e dança do " Zacarias". Os alunos começaram por aprender e decorar a letra da canção e depois tiveram oportunidade de aprender a coreografia já no espaço exterior da escola, acompanhados por uma viola.
Foram momentos muito divertidos e nem os professores resistiram a um pé de dança.
De seguida foi a vez da "Caça ao Tesouro". Os alunos foram desafiados a descobrir pistas e a resolver enigmas um pouco por todo o recinto escolar em busca de um misterioso tesouro.
Com muita inteligência e preserverança os alunos superaram todos os desafios e conseguiram encontrar as sete pistas escondidas nos mais diversos locais da escola.
No final os alunos encontraram um "doce" tesouro. Depois das actividades, seguiu-se um lanche muito animado para o qual todos os alunos e encarregados de educação contribuiram generosamente.
Se quiserem saber mais sobre este dia especial visitem o blog da turma do 1º e do 2º ano www.turmadoaviao.blogspot.com
A turma do 1º e 2º Anos

domingo, 29 de março de 2009

Glitter Text Generator
Dá largas à imaginação e escreve uma linda história sobre o tema acima e a seguir envia-a, até ao dia 30 de Abril, para o endereço do nosso blogue: jornal_otorrinhas@hotmail.com

ou pede à tua professora para nos fazer chegar o teu trabalho.
As três histórias seleccionadas serão publicadas aqui, no nosso blog!!
... se te vires aflito(a) pede ajuda ao pai, à mãe, ao (à) professor(a)...
Ficamos à espera!

Glitter Text Generator

Glitter Text Generator
Glitter Text Generator
Recados para Orkut

domingo, 22 de março de 2009



22 de Março
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
CURIOSIDADES SOBRE A ÁGUA
Sabias que...
  • O consumo médio diário de água de cada português é de 100 litros, o que equivale à utilização de 20 garrafões de 5 litros?
  • Mais de 70% da superfície da Terra é composta por oceanos, rios e mares e que apenas 1% desta água é potável?
  • Uma torneira a pingar uma gota por segundo, representa 30 litros ao fim do dia?
  • A vida na Terra só é possível porque existe água em estado líquido na sua superfície?
  • O ser humano pode passar 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água?- A água engarrafada tem origem em fontes protegidas (aquíferos e nascentes) e a água da torneira vem sobretudo de rios e lagos, sendo tratada para assegurar a sua qualidade para consumo?
DICAS PARA UM CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA
  • Evitar de banhos de imersão e optar por duches rápidos;
  • Não deixar a água a correr durante a lavagem dos dentes;
  • Manter a canalização doméstica em bom estado para evitar perdas nas torneiras, autoclismos e máquinas de lavar;
  • Instalar autoclismos com sistemas de redução de volume de água para descarga;
  • Lavar a roupa ou a loiça nas máquinas com a respectiva carga completa e usando programas curtos e económicos;
  • Efectuar a rega antes das 7 horas da manhã ou após as 18h00;
  • Fazer uma leitura regular do contador para saber a quantidade de água que está a gastar.

Poupem-me!... ...ou vão sentir a minha falta.

A Primavera começou no dia 20 de Março, às 11:44, e vai manter-se até às 06:46 do dia 21 de Junho, quando começa o Verão, de acordo com informação do Observatório Astronómico de Lisboa.
O Equinócio que marca o início da Primavera é o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste.
"A palavra de origem latina significa 'noite igual ao dia', pois nestas datas dia e noite têm igual duração".
Na sequência da alteração das estações do ano, os relógios vão mudar para a Hora Legal de Verão no último domingo deste mês.
No dia 29 de Março, quando for 01:00, os relógios têm de ser adiantados 60 minutos, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.
Na Região Autónoma dos Açores, a alteração ocorre quando forem 00:00.

fonte - Lusa

quinta-feira, 19 de março de 2009

Visita aos Viveiros Municipais de Torres Vedras - Turma do 1º e 2º Anos

No dia 18 de Março a turma do 1º e do 2º ano também teve oportunidade de visitar os Viveiros Municipais. Foi uma experiência muito interessante uma vez que os seus alunos tiveram a oportunidade de visitar várias estufas, aprenderam um pouco mais sobre a compostagem, viram diferentes espécies de plantas e ainda tiveram oportunidade de ajudar nas tarefas diárias deste espaço.
Se quiserem saber mais sobre actividade e ver todas as imagens, visitem o blogue da nossa turma http://www.turmadoaviao.blogspot.com/

Pê de Pai...

Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis:
num tractor, num escadote,
num colchão ou num esfregão...
Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre PAI e FILHO.
E que convida filhos e pais a
descobrirem-se juntos, ao virar de cada página.


O MEU PAI

segunda-feira, 16 de março de 2009

DIA DO PAI

Dia 19 de Março... é o DIA DO PAI !
Já preparaste uma surpresa para o teu pai?

Curiosidades sobre o "DIA do PAI"

A origem do Dia dos Pais, ao que tudo indica, tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º Domingo de Agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.
Noutros países, pelo menos em onze países, também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Em Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de Março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro Domingo de Junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam reunir-se em família. É comum os filhos agradarem aos pais com cartões, e não com presentes.
Na Argentina o dia é festejado no terceiro Domingo de Junho com reuniões em família e presentes.
Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá comemora-se o Dia dos Pais a 21 de Junho.
O Dia dos Pais, no Canadá, é comemorado no dia 17 de Junho. Não há muitas reuniões familiares, porque é considerada uma data mais comercial.
Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os pais alemães comemoram o seu dia, no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andarem de bicicleta e fazerem piqueniques.
No Paraguai, este dia é comemorado no segundo Domingo de Junho. Lá as festas são como no Brasil, fazem-se reuniões em família e oferecem-se presentes.
No Peru, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro Domingo de Junho. Não é uma data muito especial para eles.
Na Austrália, comemora-se no segundo Domingo de Setembro, com muita publicidade.
Na África do Sul, a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram o seu dia a 23 de Fevereiro, chamado "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).


Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Pai, gosto muito de ti!!"

TORRES VERDES, CLUBE DA FLORESTA, Prosepe



Glitter Text Generator

Glitter Text Generator


" Uma Aventura na Floresta"

Glitter Text Generator
Pinhal de Santa Cruz
As actividades programadas constarão da plantação de pinheiros, realização de jogos tradicionais e outras actividades lúdicas, acção de sensibilização pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras e piquenique.
  • A hora de partida será às 9h e o regresso previsto para as 16h.
  • Os alunos deverão levar uma t-shirt branca, o lenço cor-de-laranja do clube e um boné bem como os lanches e almoço para o piquenique.


domingo, 15 de março de 2009

"ÉS ELECTRICO?"...perguntem aos alunos do 3ºB !

Os Alunos do 3º B deslocaram-se ao Centro de Educação Ambiental no dia 5 de Março de 2009, no âmbito do Clube da Floresta para:

  • Conhecerem formas e fontes de energia;
  • Conhecerem a produção de energia eléctrica;
  • Conhecerem as vantagens ambientais da utilização das energias renováveis;
  • Colocarem em prática atitudes de poupança de energia.
Depois de tanto entusiasmo elaboraram este pequeno trabalho que publicamos.

Glitter Text Generator

Glitter Text Generator

28 de Março das 20h30-21h30

Mil cidades de todo o mundo, incluindo Lisboa, vão apagar as luzes durante uma hora, numa iniciativa do World Wild Fund em defesa do ambiente.
Este "apagão" de uma hora está marcado para o dia 28 de Março, às 20H30. Em Portugal, estima-se que 500 000 pessoas (em média 100 000 lares) possam aderir à Hora do Planeta, desligando as suas luzes.
PARTICIPA TAMBÉM o planeta TERRA PRECISA DE NÓS TODOS!!

Visita de Estudo do 4º Ano

No dia 4 de Março os alunos do 4º Ano visitaram o Planetário Gulbenkian e o Convento de Mafra.
Apesar da chuva foi um dia em que os alunos conheceram, descobriram, aprenderam... e se divertiram.



VISITA DE ESTUDO

Num dia chuvoso, eu, a minha turma, a do 4º A e 4º E fomos de autocarro até ao Planetário de Lisboa. Pelo caminho, o Sr. Lourenço, o motorista, pôs o filme: “Espírito Selvagem”.
Quando chegámos tivemos de esperar algum tempo, numa fila, para entrar no Planetário. Quando entrei senti o frio a desaparecer e o calor a aparecer, estava muito calor lá dentro.
Vi coisas extraordinárias, como por exemplo o céu escuro com estrelas cintilantes. Eu fiquei maravilhada com o que vi. De seguida fizemos uma viagem até ao espaço, nessa aventura o que mais gostei de ver foi Saturno, o meu planeta preferido.
Depois demos um “ pulo” até Mafra e lá almoçámos no Jardim do Cerco. Logo de seguida visitámos o Palácio de Mafra e explorámos quadros, salas, quartos, cozinha, biblioteca, etc.

Carlota Marques

domingo, 8 de março de 2009

Corridas de Velocidade

Dia 4 de Março, os alunos de algumas turmas da nossa escola participaram nas "Corridas de Velocidade", realizadas no pavilhão desportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo.