terça-feira, 28 de abril de 2009

HISTÓRIAS DE PRIMAVERA

Glitter Text Generator
Dá largas à imaginação e escreve uma linda história sobre o tema acima e a seguir envia-a, até dia 30 de Maio, para o endereço do nosso blogue: jornal_otorrinhas@hotmail.com

ou pede à tua professora para nos fazer chegar o teu trabalho.
As três histórias seleccionadas serão publicadas aqui, no nosso blog!!
... se te vires aflito(a) pede ajuda ao pai, à mãe, ao (à) professor(a)...
Ficamos à espera!

domingo, 26 de abril de 2009

Visita de Estudo do 4º Ano

Neste período que terminou, fizemos uma Visita de Estudo ao Planetário e ao Palácio Nacional de Mafra.
Primeiro fomos a Lisboa ao Planetário e vimos logo à entrada barcos, a estátua do Infante D. Henrique e outras coisas relacionadas com os Descobrimentos Portugueses.
Quando subimos a escadaria principal, entrámos na Sala de Projecção que tinha 320 lugares. Havia um projector redondo que projectava as coisas também num tecto redondo. As cadeiras eram muito confortáveis e esperámos algum tempo até começar.
As luzes apagaram-se e o espectáculo começou. Foi uma maravilha!
Vimos os astros, o céu estava estrelado, parecia tudo de verdade. Um senhor ia explicando as coisas à medida que elas apareciam: estrelas, planetas, constelações…
Fizemos uma viagem numa nave espacial e percorremos vários planetas do Sistema Solar para os ficarmos a conhecer melhor. A nave fazia muito barulho e quando aterrou parecia que estávamos a aterrar de verdade.
No fim o céu começou a ficar com nuvens e assistimos a uma tempestade com trovoada e tudo.
Fomos almoçar e de tarde visitámos o Palácio de Mafra.
Estava muito frio e esperámos um pouco na entrada, mas valeu a pena. Mandaram-nos subir e qual não foi o nosso espanto quando encontrámos uma senhora muito bem vestida e com um leque na mão que nos disse:
- Vocês devem ser os condes e as condessas de Torres Vedras que convidámos para o serão musical, mas chegaram cedo de mais não acham?
Nós ficámos admirados com aquela recepção e fomos visitar todo o palácio na sua companhia e ter uma “Aula de Príncipe” com o professor de música do príncipe Carlos.
O palácio é muito bonito e aprendemos muito sobre a História de Portugal.
Esta visita foi maravilhosa!

Texto Colectivo - 4º D



AS ACTIVIDADES DO 4º D

Neste período que agora terminou fizemos muitas actividades engraçadas, importantes e interessantes. Nos últimos dias reflectimos e resolvemos escrever alguma coisa sobre elas porque ainda não tínhamos feito nenhum artigo para o blog da nossa escola.
Alunos do 4ºD

DIA DO PAI

Para comemorarmos o Dia do Pai, fizemos quadras e pintámos uma tela.
As telas ficaram lindas! Havia pinturas diversificadas, umas mais bonitas que outras, mas todas tinham algo em comum, eram para oferecer ao nosso Pai e isso tornava-as todas belas.

Rita Pereira e Bernardo Filipe


CORRIDAS DE VELOCIDADE
Nós adorámos as Corridas de Velocidade, nunca iremos esquecer esta actividade,pois a nossa turma ganhou duas medalhas de Ouro e uma de Bronze.

Catarina Avelar, Catarina e Diogo



COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA

Partimos logo de manhã num autocarro para um pinhal em Santa Cruz,levámos lanche, almoço e umas mantas para o piquenique. Comer num pinhal com bom tempo é sempre uma coisa muito boa, mas nós tínhamos muitas actividades para fazer nesse dia.
Primeiro estivemos a fazer corridas de sacos, depois fizemos expressão plástica com os materiais que apanhámos no chão, participámos num jogo em Inglês dinamizado pela nossa professora Susana, vimos um filme sobre a importância da floresta e a prevenção de incêndios, vimos os carros dos bombeiros, experimentámos "apagar o fogo" e tirámos uma foto com o senhor comandante.
A seguir houve um momento único, todos cantámos as canções da floresta e o nosso Hino.
Todos nós gostámos deste dia, foi divertidíssimo!
Limpámos a floresta e fizemos mais actividades mas a mais especial foi termos plantado tantos pinheiros. Fizemos os buracos, tirámos o pinheiro do vaso e colocámo-lo na terra e depois pusemos uma rede à volta para os animais roedores não danificarem os pinheirinhos.

Texto Colectivo

sábado, 25 de abril de 2009

HOJE É O DIA DA LIBERDADE / REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

"Os corações exultaram de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos:os soldados puseram cravos vermelhos nas espingardas, e as mulheres esqueceram-se do jantar e das limpezas da casa e correram para a rua com os filhos ao colo e cravos vermelhos ao peito, chorando e rindo, comovidas e confusas, as pessoas que tinham sido expulsas e obrigadas a refugiar-se longe regressaram; as portas das cadeias abriram-se e os presos voltaram a casa; os jovens vieram da guerra, felizes por estar de novo rodeados de amigos e abraçar os pais e os irmãos; e os meninos e meninas puderam pela primeira vez dar as mãos e falar e olhar-se, caminhando lado a lado sem medo de acusações nem de castigos."
Manuel António Pina, O Tesouro,
Campo das Letras

Para perceberes melhor o que se passou no dia 25 de Abril de 1974 aconselhamos-te a leres a história " O TESOURO", ou acompanhares a sua leitura, indo ao site da BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS. (clica em cima da imagem e liga o som)



AINDA SOBRE A REVOLUÇÃO De 25 DE ABRIL...

No dia 25 de Abril de 1974, as pessoas e os militares revoltaram-se contra a Ditadura Militar e venceram.
Antes do dia 25 de Abril:
- Não podíamos ler os livros que queríamos.
- As raparigas e os rapazes não podiam andar na mesma escola.
- As mulheres tinham de usar saias e meias.
- Não podíamos criticar o governo.
- Os homens a partir dos 18 anos eram obrigados a ir para a tropa e Portugal estava em guerra.
- As pessoas eram perseguidas pela polícia (PIDE).

A diferença entre Ditadura Militar e República Democrática, é que na Ditadura Militar não se podia votar, não havia partidos políticos e as pessoas não tinham liberdade, enquanto, que na República Democrática já há eleições, podemos escolher quem nos vai governar e as pessoas ganharam a sua Liberdade!


Texto escrito por: Leandro Lima e Mafalda Raposo -4ºA

Ainda sobre este dia da REVOLUÇÃO DOS CRAVOS os alunos do 4º E fizeram o seguinte trabalho:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial da TERRA - 22 de Abril

O Rik e Rok veio à nossa escola para, todos juntos, comemorarmos este dia.

O teatro e a educação ambiental fundiram-se numa actividade pedagógica, alertando todos os que estavam presentes para a necessidade de preservarmos o nosso PLANETA e sermos "AMIGOS DO PLANETA", fazendo a reciclagem dos Resíduos Sólidos Urbanos (R.S.U.)




O Clube RIK e ROK lançou um desafio, há algum tempo atrás, para os alunos do 3º e 4º anos realizarem um projecto com o tema "AMIGOS DO PLANETA". Todos ficaram entusiasmados, meteram mãos à obra e daí resultaram as seguintes criações:



recados no orkut recados para orkut

Ontem comemorou-se o DIA MUNDIAL DA TERRA.
Milhares de organizações com origem em centenas de países de todo o mundo promoveram, ontem, diversas comemorações no âmbito do Dia Mundial da Terra, com o objectivo de consciencializar as comunidades sobre a importância da preservação do Planeta.
A data foi criada nos Estados Unidos da América em 1970, com o primeiro protesto contra a poluição, convocado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson.

Deixamos-te aqui várias dicas ambientais para ajudares a salvar o nosso planeta:

  • Não uses copos descartáveis;
  • Diz não à publicidade na tua caixa de correio;
  • Utiliza os transportes públicos em vez do carro;
  • Recicla os cartuxos da tua impressora;
  • Faz a separação do lixo na tua casa;
  • Deita as pilhas no pilhão;
  • Não gastes água potável;
  • Coloca os pequenos electrodomésticos(velhos, avariados), no depositrão;
  • Poupa a energia eléctrica;

Esperamos que não fiques indiferente a estas dicas e que as ponhas em prática sempre que possível.

Sugestão: Sugerimos que nos envies mais algumas dicas que contribuam para todos salvarmos o Nosso Planeta!! (envia para o endereço electrónico do nosso blog)

FICAMOS À ESPERA!!

terça-feira, 21 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO- 23 DE ABRIL

É já no próximo dia 23 de Abril que se comemora, mundialmente, o dia do Livro e dos Direitos de Autor.
Com a celebração deste dia, a UNESCO pretende chamar a atenção de todos para a leitura, a publicação e a protecção dos direitos de autor.
Em particular, neste ano de 2009, a UNESCO sugere que seja explorado o vínculo entre o livro e a educação, com ênfase sobre o papel do livro no desenvolvimento de uma educação de qualidade e a sua relação com os direitos humanos.
A Biblioteca Escolar da Escola Básica do 1º Ciclo de Torres Vedras quer também associar-se a esta comemoração com a iniciativa “ Meu livro, meu amigo”.
O que te pedimos?
Que nos escrevas sobre o livro que leste até hoje que mais gostaste, ou sobre ‘aquele’ livro que tens lá em casa, que já leste muitas vezes e... nunca deixará de ser um companheiro no teu quarto.
Queres experimentar? Nós vamos adorar que partilhes connosco esse livro!
Para isso basta que peças à tua professora uma folha que vamos oferecer para esse trabalho e depois entregares na Biblioteca até ao dia 27 de Abril.
Temos a certeza que vais gostar de colaborar connosco!
Os trabalhos seleccionados serão colocados no blog da escola.
Bom trabalho!

A Coordenadora da Biblioteca Escolar

sábado, 18 de abril de 2009

Chegou o DEPOSITRÃO à nossa escola !

A Geração Depositrão surge nas Eco-Escolas em resultado de uma parceria entre a Associação Bandeira Azul da Europa e a ERP Portugal.

Pretende-se através da proposta de um conjunto de actividades, sensibilizar a escola e a comunidade envolvente para a problemática dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), bem como dotar a escola de instrumentos logísticos nos quais se possa depositar este tipo de resíduos.

O que é o DEPOSITRÃO?
O Depositrão é um contentor, destinado ao depósito de pequenos electrodomésticos em fim de vida (secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras eléctricas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, entre outros).

Escuta e observa atentamente o vídeo, clicando na imagem que se segue:

terça-feira, 7 de abril de 2009